Com esta coleção o professor pode inovar com segurança, pois encontra renovação dos conteúdos habituais e procedimentos de investigação bem orientados. Os professores que já trabalham com a ciência integrada, encontrarão mais subsídios para avaliação.

Em cada livro, atividades de investigação e textos informativos seqüenciados promovem compreensão conceitual e desenvolvimento de habilidades e competências, destacadas em letras vermelhas junto às atividades. As sequências compõem a Introdução, cada capítulo das três Unidades e os dois projetos, ao final do livro.

Durante o capítulo ou o projeto, os estudantes têm várias oportunidades para elaborar conceitos de forma gradativa, desde a sensibilização inicial até a sistematização final. E nos projetos, maior ênfase é dada à busca de informações fora do livro e à comunicação de resultados em grupo.

De forma inédita, os textos informativos são tratados como momentos de estudo, propondo e desenvolvendo habilidades de leitura na área de Ciências Naturais, por meio de vários tipos de questões: desde a localização de informação, até a aplicação de conhecimento em situação-problema. Todas as propostas estão amplamente orientadas para o professor.

Em resumo

A obra APROXIMA A CIÊNCIA da vida dos alunos com ABORDAGEM CRIATIVA para todos os CONTEÚDOS.
DE FORMA INÉDITA, os questionários transformaram-se em  ATIVIDADES DE ESTUDO DE TEXTO que ensinam os estudantes A LER E ESTUDAR CIÊNCIAS.
O PROFESSOR É ORIENTADO a desenvolver HABILIDADES E COMPETÊNCIAS adequadas para cada atividade, por meio de marcas gráficas bem visíveis em toda a obra.
Cada capítulo é iniciado por questões para SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES A EXPOR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
As muitas ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO são VARIADAS, com problematizações que instigam a curiosidade, enriquecem o assunto e permitem sua compreensão.
Os estudantes têm VÁRIAS OPORTUNIDADES PARA ELABORAR CONCEITOS até chegar à SISTEMATIZAÇÃO em cada capítulo.
Os estudantes têm várias oportunidades de refletir sobre ATITUDES PARA A CIDADANIA.
Cada livro tem INTRODUÇÃO, 3 UNIDADES divididas em capítulos e 2 PROJETOS. Todos os conteúdos escolhidos proporcionam um cuidadoso CURRÍCULO EM ESPIRAL para os 4 anos com várias integrações.
A INTRODUÇÃO explica a importância da OBSERVAÇÃO, do REGISTRO e do DEBATE para a Ciência.
Os PROJETOS de PESQUISA sobre QUESTÕES ATUALIZADAS de saúde ou de meio ambiente tem etapas planejadas, incluindo sugestão para produto final.
Todas as PROPOSTAS estão AMPLAMENTE ORIENTADAS NO MP, com EXEMPLOS DE AVALIAÇÃO para os capítulos e para os projetos.