Em todos os capítulos dos livros há dois tipos de textos orientados para leitura.

 

TEXTOS COM TARJA VERDE

São textos descritivos ou narrativos, com linguagem e vocabulário adequados a cada faixa etária, que dão informações necessárias para investigações a serem feitas nas atividades encontradas logo a seguir ou que orientam sobre resultados observados em atividades feitas imediatamente antes.

São textos para serem lidos de forma revezada entre professor e alunos, planejados para o desenvolvimento da leitura individual em voz alta, com paradas estratégicas, promovendo a auto-confiança dos alunos em compartilhar informações e compreensões sobre o que está sendo lido.

Em geral, não é proposto registro escrito aos alunos a partir destes textos pelo seu caráter principalmente voltado à competência leitora dos alunos para textos de Ciências. Registros são sempre elaborados nas atividades a eles relacionadas, eventualmente requerendo sua consulta.

 

TEXTOS COM TARJA AMARELA

São textos argumentativos para apresentar, analisar ou concluir idéias científicas. Apresentam definições e conceitos, ampliando vocabulário e expondo explicações e idéias encadeadas com clareza e linguagem adequada, para facilitar a compreensão dos alunos.

Podem ser lidos em classe ou em casa, individualmente ou em grupo, por mais de uma vez.

Possuem atividades específicas para seu estudo – ATIVIDADES DE ESTUDO DE TEXTO, que ensina os alunos a estudarem o texto de forma gradual, solicitando vários tipos de anotações de autoria dos próprios alunos, criando condições para que, ao final do Ensino Fundamental, escolham a sua própria forma de estudar um texto. O seu caráter é principalmente voltado à competência de ler para estudar Ciências.