Planejamento Geral

Como planejar os conteúdos?

Cada capítulo já está planejado prevendo um percurso de aprendizagem, com início, desenvolvimento e finalização. O professor apenas precisa adaptar esse plano para seu cronograma real de aulas. (Cronograma abaixo)

O que fazer em cada aula

Como introduzir o assunto para os alunos?

A seção Que assunto é esse? inicia todos os capítulos e foi pensada para isso. Ver>>

Como os alunos vão ler o texto inicial se não sabem ler direito?

A seção Leitura e Discussão Compartilhada foi pensada para isso.

O que fazer para que os alunos não fiquem copiando da lousa o tempo todo?

As Atividades de Investigação foram pensadas para isso.

O que fazer para os alunos anotarem o que aprendem com as atividades e não fiquem apenas fazendo “coisas”, sem mexer no caderno?

As Atividades de Investigação já indicam o que anotar e como fazer isso. Ver>>
Além disso, as ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR indicam como orientar essas anotações.

Como fechar as discussões e as atividades para que os alunos aprendam os conceitos?

Os textos de tarja amarela foram pensados para isso.

Como os alunos estudam os textos?

As Atividades de Estudo do Texto, acompanham os textos de tarja amarela e foram pensados para isso.

Como os alunos revisam e fixam os conceitos trabalhados?

As Atividades de Revisão da Unidade foram pensadas para isso.

Avaliação

Como avaliar os alunos?

As ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR indicam quando e como isso pode ser feito, durante TODO o capítulo. Ao seu final, algumas das Atividades de Revisão da Unidade também podem ser usadas para PROVAS.
Além disso, há sugestões de provas para todos os anos (FTD): quem adota livros FTD ganha DVD com banco de questões.

Como avaliar os projetos?

Para os projetos, há sugestão de avaliação para cada etapa: individual e em grupos.

Possibilidades de Cronograma

PARA CLASSES COM INTERESSE REDUZIDO GENERALIZADO,
QUE NECESSITAM ESTÍMULO E MUITA AJUDA, OU MUITO NUMEROSAS

3 AULAS/SEMANA – 2 UNIDADES E UM PROJETO
4 AULAS/SEMANA – 3 UNIDADES E UM PROJETO
PARA CLASSES COM INTERESSE ELEVADO, COM AUTONOMIA AVANÇADA OU POUCO NUMEROSAS
3 AULAS/SEMANA – 3 UNIDADES E UM PROJETO
4 AULAS/SEMANA – 3 UNIDADES E DOIS PROJETOS